Entrevista: Sabrina Hartmann | Fairy Tale Dolls

Hoje estou retomando com muito prazer a série de entrevistas que planejei sobre Artesanato no Brasil. Muitos artistas incríveis merecem reconhecimento, não apenas pela qualidade de seus produtos, mas por que também enxergo dedicação e alma nessas obras. Sabrina Hartmann, criadora da marca Fairy Tale Dolls, bonecas inspiradas no mundo da fantasia, nos conta agora um pouco sobre sua arte.


Como surgiu a ideia de criar dolls e como você chegou na temática das fadas? 
Quais são os outros temas que você pretende abordar e que mais te inspiram?

Desde pequena, gosto muito de contos de fadas, fantasia e natureza. Amava jogos de RPG, literatura fantástica, filmes e desenhos sobre o assunto. Coleciono bonecas desde 2011 e sempre tive interesse em ter as minhas próprias criações. Então em 2016, conheci o trabalho da artista brasileira Tatiana Tofaneto e fiz seu curso online. Logo de primeira, percebi que tinha talento e me apaixonei perdidamente pela arte de esculpir.  A possibilidade de materializar personagens que estão na minha mente é fascinante. Algo que me traz uma satisfação inexplicável.

Minhas criações irão seguir primordialmente a temática fantástica (fadas, elfos, gnomos, etc), por ser o assunto que mais me inspira, mas não descarto a possibilidade de seguir outras propostas eventualmente. Tudo depende da inspiração do momento.


Você já lidava com outros tipos de trabalhos manuais? 
Sempre esteve ligada ao mundo artesanal de alguma maneira?  

Minha relação com a arte vem desde a infância. Sempre gostei de desenhar e tinha muito interesse por pintura, costura e fotografia, mas nunca tive contato com a escultura e modelagem antes. Meu noivo começou a esculpir em 2014 e me incentivou a iniciar nesta arte, mas somente em 2016 decidi experimentar. 


Quais são os materiais e técnicas principais utilizados na sua arte? 
Fez algum curso para aumentar suas habilidades ou aprendeu de forma auto-didata?

Utilizo uma massa chamada polymer clay, específica para escultura e modelagem, para criar minhas dolls. Após a fase de modelagem da boneca, este material precisa ir ao forno para endurecer. Costumo fazer isso por etapas (cabeça, tronco e por último membros) para facilitar o manuseio. Então, a peça é refinada e lixada para ficar com um aspecto aveludado e uniforme para receber a pintura, que é feita com tintas específicas para esse material e também precisa ir ao forno para secar. Cada doll é criada do zero, sem o uso de nenhum molde, e costumo criar seus rostos sem uma referência específica. Por esse motivo, muitas delas possuem características semelhantes (como os olhos e lábios).
Logo quando surgiu em mim o interesse em esculpir, decidi estudar sobre o assunto (com curso online, vídeos tutoriais no YouTube e livros), pois já tinha um objetivo fixo em mente em relação a essa arte e não queria perder tempo com tentativas e erros.


Possui algum ateliê de criação? Quais os meios de divulgação que utiliza? 

Meu ateliê é na minha própria casa, onde me sinto à vontade para criar e posso iniciar os trabalhos a qualquer tempo. Por enquanto, não tenho a intenção de ter uma sala comercial para isso. Divulgo minha arte pelas redes sociais: 
Instagram: Fairy Tale Dolls
Facebook: Fairy Tale Dolls

Costumo mostrar um pouco das etapas de criação de cada doll e, assim que for finalizada, divulgo em grupos de colecionadores e aviso nas redes sociais que ela está disponível para aquisição. Como o preço de cada peça varia, informo o valor para aqueles que entram em contato demonstrando interesse. Futuramente pretendo vendê-las através de leilões no Ebay, que é a forma mais comum de venda de esculturas OOAK. No momento não estou aceitando encomendas, pois gosto muito da liberdade de criar meus próprios personagens.


Consegue encontrar materiais necessários facilmente no Brasil ou precisa importar? 

Todos os materiais que utilizo são importados, principalmente pela qualidade e variedade disponível. No Brasil, é possível sim encontrar bons materiais para escultura, mas somente em lojas muito específicas e principalmente por compra virtual. Desde o começo, queria me dedicar à arte de criar bonecas One of a Kind (OOAK), peças únicas e de alta qualidade, e no exterior consigo encontrar uma gama muito maior de materiais e ferramentas específicas para polymer clay.


Acredita que existe campo dentro do nosso país da mesma forma como existe no exterior para quem produz esse tipo de arte? 

A arte de esculturas OOAK é muito mais valorizada no exterior, tendo grandes exposições, concursos e leilões de peças . Apesar dos brasileiros apreciarem, culturalmente não temos um incentivo para a aquisição e divulgação desta arte. A questão do preço também pesa, pois peças como estas demandam bastante tempo de criação e custo elevado de materiais, ficando mais restrita para colecionadores dispostos a investir nisso.


Indique algum artista que te inspire, não necessariamente com proposta semelhante a sua, que possa inspirar outras pessoas também :)

Me inspiro muito nas pinturas da artista Annie Stegg Gerard, que seguem bem essa temática de contos de fadas que tanto adoro e possuem uma delicadeza incrível. Também gosto muito das artes do ilustrador Brian Froud. Tenho alguns livros com as obras dele e são realmente inspiradoras.

Espero que tenham gostado da entrevista, eu mesma era curiosa a respeito da confecção das dolls e fiquei mais admirada ainda com o trabalho da Sabrina, sigam suas redes sociais pois com certeza vai vir mais coisas lindas por aí :)
Beijos!

6 comentários :

  1. Eu tô morta com essa artesã,que trabalho perfeito,não conhecia ainda,obrigada por compartilhar.
    É tão bom saber que temos artistas desse nível no Brasil,agora vou sonhar em ter uma peça dela rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa agradecer Gio, acho que todo mundo deveria divulgar o trabalho de quem se dedica a arte de alguma forma <3
      bjuuu

      Excluir
  2. Nossa que trabalho lindo dessa artista, fiquei encantada com as bonecas e queria muito uma. Mas imagino que o preço é bem alto devido ao trabalho e aos materiais usados. Mas as bonecas realmente são maravilhosas! Muito perfeitas! Não conhecia o trabalho da Sabrina, mas agora já virei fã! Bj

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de elevado acho que por isso mesmo é um objeto pra adquirir e valorizar muito, vai ficar uma vida inteira do lado de quem comprar :D
      bjuuu!

      Excluir
  3. Nossa adorei! Precisava de uma fadinha pra guardar meu tarot *_* Vou acompanhar o trabalho dela e ver quando vier uma que eu me identifiquei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, ia ficar muito tri, imagina! xD bjuuu

      Excluir